Ads 468x60px

Translate

quinta-feira, 14 de março de 2013

Circunferência


O que representa o número Pi?
O número PI representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. É a mais antiga constante matemática que se conhece. É um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico.
O fascínio pela determinação do seu valor têm acompanhado a matemática ao longo da sua história. Desde cedo que se teve consciência de que o seu valor é constante. No Antigo Testamento, no Livro dos Reis e nas Crónicas, o valor de PI era 3. Na Babilónia, esse valor era de 25/8. Para os egípcios, de acordo com o papiro de Rhind, = 4(8/9)² = 3.16. Estes valores foram determinados recorrendo a medições (ver atividade).
Entretanto, o valor de PI passou também a ser determinado através de cálculos teóricos. Por exemplo, Arquimedes (287-212 a.C.) situou o valor de entre 3(1/7) e 3(10/71), fazendo aumentar o número de lados de um polígono inscrito. Por sua vez, Ptolomeu, em 150 d.C., estimou esse valor em 3,1416.
Piada sobre circunferência: na França existia uma pessoa que se chamava Pierre (חr) e no quintal de sua casa existia uma grande árvore. Um dia Pierre (חr) tentou medir a largura desta árvore e abraçou-a, mas não conseguiu. Ele pediu ajuda ao seu vizinho que coincidentemente chamava-se Pierre (חr) e juntos conseguiram abraçar a árvore. Logo foi necessário dois Pierre para medir a largura da árvore. Por isso que o comprimento da circunferência é 2.r.ח







0 comentários:

Postar um comentário